CPM, CPA, CPC… C o quê?

As métricas de publicidade online são: CPM (custo por mil impressões), CPA (custo por ação) e CPC (custo por clique). A escolha depende dos objetivos.
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A publicidade digital não mede esforços na hora de criar siglas e buzzwords [inclusive essa]. A sopa de letrinhas muda todos os dias, com alguns termos sumindo e outros que se mostram persistentes e verdadeiramente úteis no dia a dia de quem vende ou compra mídia. Essa parece ser exatamente o caso dos C’s CPM, CPC, CPA, entre outros.

Essas siglas são muito importantes pois fazem parte de qualquer negociação de mídia e acompanham outras etapas como o planejamento, entrega, otimização e mensuração dos resultados. Os C’s nesse contexto estão associados ao Custo de uma campanha, podendo ser uma previsão ou custo efetivamente realizado.

Na prática, são cálculos muito simples, mas importantíssimos para o sucesso de qualquer campanha. Conheça agora três principais modelos de compra:

 

CPM

Custo por milhar, “ou” o custo a cada mil. Expressão comumente utilizada para fins publicitários para designar que será cobrado do anunciante a cada mil vezes que determinado anúncio for apresentado em alguma mídia.

Quem busca essa métrica, geralmente, está buscando aumentar a consciência do público com a marca, é o caso de grandes empresas e as de médio porte, que já tem um objetivo bem estabelecido em publicidade.

Exemplo:

Digamos que o anunciante irá colocar sua campanha em um grande site, sob o acordo de:

  • 10.000 impressões de anúncio em um formato de anúncio quadrado pequeno, com um CPM de R$ 5,00.

Utilizando a seguinte equação:

Então:

5 =  Custo / (10000/1000)

Custo = 5 x 10

Custo – R$50,00.

Dessa forma, o anunciante gastaria R$50,00 com a campanha no ar.

 

CPA

Custo por ação. A metodologia mais cara, uma vez que: o pagamento só ocorre quando o objetivo definido pelo anunciante é atingido, seja ele uma leitura de Qr Code, uma ligação, uma compra, etc.

Aconselhável para marcas que já tenham lucros e margens mais altas, e estejam dispostas a pagar pelo objetivo final, e não pelo reconhecimento.

Digamos que para uma campanha em algum site seja investido R$1.500, e tenha obtido 50 cliques direcionadas para o site do anunciante.

Utilizando a seguinte equação:

CPA= 1500/50

CPA= 30

Assim, o CPA foi de R$30,00.

 

CPC

Custo por clique. Metodologia mais fácil de precificar. O pagamento é realizado pelo números de cliques que uma campanha tiver. E também é mais fácil de controlar, e tendo a facilidade de compreender o cliente, e como ele age de acordo com seu anúncio.

Digamos para um anúncio ser colocado em um site, foi investido R$5.000, e o resultado de cliques obtidos foi de 500.

Usando a equação abaixo:

CPC= 5000/500

Foi pago R$10,00 por cada clique no anúncio.


Para uma campanha gerar bons resultados, é necessário que os objetivos estejam claros e definidos pelo anunciante, desde como ele pretende investir até quais resultados esperar em cada anúncio. Matemática à parte, o contexto, o segmento/target da audiência e a mensagem que está sendo anunciada (oferta) também serão determinantes para planejar ou otimizar os resultados da campanha (mas isso é assunto para outro post).

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