Planejamento de Mídia – O que você precisa saber?

Sempre que nos comunicamos, precisamos ter certeza que nossa mensagem irá ser compreendida. E entre tantas formas que temos para nos comunicar, nos assegurarmos que estamos executando essa tarefa da melhor forma possível é indispensável.
PlanejamentodeMídia-scaled

Sempre que nos comunicamos, precisamos ter certeza que nossa mensagem irá ser compreendida. E entre tantas formas que temos para nos comunicar, nos assegurarmos que estamos executando essa tarefa da melhor forma possível é indispensável. O planejamento de mídia é um grande aliado nesse momento, afinal o método trata de visualizar toda a comunicação com antecedência certificando-se de que o processo está conectado entre si, para atingir bons resultados. Continue lendo, e saiba como um planejamento de mídia pode te ajudar!

 

Por que planejar sua campanha?

Planejar uma campanha é o ato de determinar previamente a estrutura da sua comunicação, através de etapas. Essas etapas devem ser construídas com base em dados e não apenas subjetivamente. Esse é um processo simples, porém nos dá visão de todo o caminho a ser percorrido, de forma clara para otimização de seus resultados. Ou seja, a análise e captação de informações relevantes, interligadas com os resultados desejados e suas expectativas.  É um direcionamento eficiente.

Outros pontos importantes:

  • Economia: Afinal, errar é sempre mais caro que planejar;
  • Consciência de mercado: Análise de ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes;
  • Orientação: Objetivos traçados e bem comunicados com toda a equipe;
  • Coordenação: Delimitação de funções, deveres, prazos e entregas;
  • Direção:  Para um veleiro sem destino, qualquer vento é ruim;
  • Otimização: Resultados palpáveis.

 

Mídia orgânica x Mídia paga

A utilização de mídia orgânica e a mídia paga são estratégias fundamentais para seu planejamento de campanha. Apesar de bem diferentes, ambas quando bem aplicadas podem gerar resultados satisfatórios. Conheça um pouco mais sobre essas mídias:

 

Mídia Orgânica

Uma comunicação que não custeia veiculação, ou seja, seu alcance depende somente de seus aspectos de produção, como um texto de blog com um bom SEO.  A mídia orgânica é utilizada para desenvolver um relacionamento com pessoas que já conhecem sua marca e/ou a criação de conteúdos para ganhar relevância em determinado assunto. Ou seja, relacionamento e credibilidade. Por exemplo blogs, redes sociais, ebooks e infográficos, são formas populares de mídia orgânica.

 

Mídia Paga

A mídia paga é o investimento feito para proporcionar visibilidade ao conteúdo. Direcionada a resultados, essa mídia possibilita especificações de públicos-alvo, gerando leads qualificados. Além da ampliação da mensagem, que possibilita que o conteúdo produzido tenha seu alcance multiplicado. Ideal para:

  • Aumento de tráfego;
  • Geração de leads mais qualificados;
  • Reconhecimento de marca;
  • Resultados mais rápidos.

 

É isso que preciso! Por onde eu começo?

Para a criação de um planejamento de mídia, você deve começar analisando o ambiente em que sua empresa está inserida. Olhar para empresas que estão no mesmo ramo, ou semelhantes e observar quais fatores internos e externos podem influenciar sua campanha. Vale a pena destacar quais as oportunidades e ameaças do cenário para utilizar cada dado a seu favor, ou pelo menos, estar preparado que nenhum se torne um problema. É aqui que começamos nosso planejamento: Primeiramente, quem são meus clientes? Qual a melhor maneira de atraí-los?  Para responder essa questão precisamos conhecer nosso mercado. Quem são os meus concorrentes? Quais são seus diferenciais/objetivos/benefícios? Ou seja, quanto mais informação, melhor!

Após se situar no mercado, sabendo exatamente quem você é nesse quebra-cabeça. Você precisa definir sua estratégia e delimitar quais passos serão necessários. Uma dica para esse momento, é sempre começar com metas simples, que possam ser rapidamente concluídas e que as metas mais complexas resultam da conclusão dessas metas primárias. Porém sem esquecer, que tudo isso deve ser orientado a um resultado principal, como se tornar internacional ou alcançar x de lucros.  E por fim, a criação de metas e prazos e suas respectivas distribuições, afinal até a mais longa das caminhas se iniciam de passo a passo.

Gostou de saber mais sobre planejamento de mídia? Fique ligado nas redes da Zedia que em breve traremos mais conteúdos relevantes sobre esse assunto!

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email
Como prefere o contato?

Não quer esperar? Chame em nosso WhatsApp escaneando o QR Code ao lado:

Fale conosco

Nossa plataforma de mídia possibilita o planejamento e comercialização de formatos envolventes, criativos e 100% data-driven.