TV analógica, TV digital, TV conectada, e agora a TV 3.0, ou TV interativa: prestes a completar 74 anos, a TV aberta, o meio de comunicação com o maior alcance no país e que é líder em atração de verbas publicitárias, está à beira de uma nova era.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou oficialmente o novo padrão da TV brasileira com o objetivo de revolucionar o setor com uma integração completa dos canais de TV com a internet.
A evolução da TV no Brasil
No Brasil, a jornada da televisão começou com a era analógica, considerada hoje a “TV 1.0”. Em 1950, os lares brasileiros receberam as primeiras transmissões, ainda em preto e branco, acompanhadas por um som monofônico, marcando assim o início de um grande paixão na vida dos brasileiros e uma verdadeira revolução midiática no mercado.
Entretanto, o avanço tecnológico não tardou. Na década de 1970, a “TV 1.5” surgiu, trazendo cores e ainda mais vida às telinhas dos brasileiros. E não parou por aí. Na década de 1980, a adição do som estéreo e legendas ocultas aprimoraram ainda mais a experiência de assistir TV, consolidando assim uma nova fase na evolução televisiva.
O grande salto, contudo, ocorreu em 2007 com a chegada da “TV 2.0”. A introdução da Televisão Digital Terrestre, trouxe aos brasileiros imagens em alta definição (HD/FullHD), áudio imersivo (surround) e a capacidade de assistir TV em dispositivos pequenos e móveis como celulares, revolucionando completamente a forma como a TV era consumida.
Desde então, o cenário tecnológico e o consumidor mudou muito. A internet se consolidou, as redes sociais antes complementares, hoje onipresentes. O entretenimento e a informação estão pulverizados por diversos meios e plataformas. O vídeo, antes ferramenta, hoje se torna a nova “linguagem” do consumidor que acessa, segue e maratona conteúdos ao vivo ou sob demanda, da forma que quiser e puder.
Agora o mercado, principais emissoras e fabricantes de TV, se reuniram junto ao Fórum SBTVD e, reconhecendo a necessidade de evolução do meio, iniciaram discussões, planos, normas e leis que possibilitem uma nova transformação. Foi, portanto, considerado necessário aumentar tanto quanto possível a vida útil do sistema de Televisão Digital Terrestre existente através de uma evolução retrocompatível (um projeto chamado de “TV 2.5”) e iniciar o desenvolvimento da próxima geração da Televisão Digital Terrestre. Sistema de televisão (projeto chamado de “TV 3.0”).
O que é a TV 3.0?
A TV 3.0 promete uma revolução na forma como consumimos conteúdo televisivo. Com tecnologias de última geração e integração com a internet, essa nova geração de TV oferece uma experiência envolvente e interativa para os telespectadores.
Destacando-se pela qualidade de imagem, que pode chegar até 8k, e pelo som imersivo, a TV 3.0 proporciona uma experiência visual e auditiva excepcional. Além disso, a interatividade é ampliada, permitindo personalização de temas e propagandas.
Para os anunciantes, essa nova era traz oportunidades únicas, com maior segmentação geográfica e personalização do conteúdo publicitário. Isso resulta em opções de menor custo e maior relevância para o público-alvo.
Para as emissoras, a TV 3.0 não só oferece a possibilidade de fornecer conteúdo de alta qualidade, mas também promove a sustentabilidade econômica da TV aberta, ao abrir novas oportunidades comerciais.
Além disso, o acesso ao conteúdo da internet traz novas possibilidades, permitindo uma combinação de segmentação geográfica e de perfil para a transmissão de publicidade.
Em resumo, a TV 3.0 representa uma mudança significativa na forma como consumimos conteúdo televisivo, oferecendo uma experiência mais personalizada, interativa e envolvente para os telespectadores, enquanto cria novas oportunidades comerciais para anunciantes e emissoras.
Zedia e TV 3.0
A Zedia nasceu para conectar conteúdos e fãs. Em 2020, durante a pandemia, iniciamos a construção de uma tecnologia capaz de levar recursos de interação, engajamento e regionalização para a TV 2.0 e TV 2.5 + e trazer uma nova forma de pensar, fazer e consumir TV.
Montamos um quadro resumo simples dos recursos que o projeto da TV 3.0 promete trazer para seus consumidores. Aproveite para entender como Zedia antecipa os principais recursos da TV 3.0 para hoje e ainda complementa a experiência TV 3.0 quando ela chegar.
Conclusão
A Zedia nasceu para conectar conteúdos e fãs em uma experiência fluida e interativa, e a TV 3.0 possibilita a ampliação de diversos dos recursos já trabalhados, trazendo uma maior integração entre a experiência Off e a Digital.